Um pouco dos ais, uis e ufas de uma garota que decidiu ser au-pair na Suíça.
Saturday, 30 May 2009
E haja paciência, Senhor...
Ai gente, muita coisa aconteceu nesses dias, como sempre né? Não sei nem por onde começar... acho que do começo é uma boa idéia! hahaha. Quarta-feira passada, recebi um email de Heidi (moça da agência) me dizendo que estava enviando o Contrato de Trabalho para que eu assinasse e os formulários (o de visto Schengen e o da Suíça) que eu deveria preencher pra ela dar entrada no pedido de visto. Ela pediu que eu os preenchesse o mais breve possível, scanneasse e enviasse pra ela por email.
Imprimi os tais formulários e comecei a TENTAR preencher com a ajuda de Rebeca (minha amiga querida e professora de alemão - Danke schön Rebeca!!), tinham várias perguntas que eu não sabia como devia responder, Heidi demora horrores pra responder os emails, eu não conhecia ninguém que já tivesse feito isso e pudesse me ajudar, nem havia nenhuma informação na internet... e eu correndo contra o tempo, pra tentar enviar até o outro dia de manhã lá (5 horas a menos que aqui) pra que ela já desse entrada nos papéis naquele dia, por que os dias seguintes eram feriado lá e nada funcionava(acho que lá tem mais feriados que aqui!).
Resultado, entrei em pânico! Principalmente porque não sabia se eu tinha que enviar meu passaporte pra Suíça ou não, no formulário do visto da Suíça dizia pra mandar o passaporte junto com os papéis, mas todo mundo me dizia que não precisava. Como já era noite, decidi ligar pro Consulado Geral no Rio no outro dia de manhã pra tirar minhas dúvidas, e foi assim que tudo piorou! Depois de ligar duas vezes e a moça do setor de visto não poder me atender porque estava ocupada (¬¬), eu consegui falar com a tal Sra. Ocupada e ela, muito grosseiramente e sem paciência me disse que todo o procedimento estava errado, que ela não tinha conhecimento do procedimento ter que ser feito através de nenhuma agência, que eu não tinha que preencher dois formulários, apenas o do visto Schengen e pra completar que se eu quisesse meu visto eu deveria enviar uma lista de documentos pro Consulado no Rio, pra dar entrada no pedido que demora até 90 dias pra ser concedido ou não, isso mesmo see eu desse entrada no pedido de visto através da Suíça, como eu estou fazendo.
Desliguei o tel com ela, chorei, chorei, chorei e chorei mais um pouco... de ódio, de tristeza, de indignação! Tava vendo a minha viagem ir por água abaixo diante dos meu olhos e eu não podia fazer nada, simplesmente estava dando TUDO errado!!! Liguei pra casa de Nadine e pedi que ela entrasse no Skype preu conta-lá o que tinha acontecido. Depois de ouvir tudo, ela me explicou algumas coisas, inclusive da necessidade da tal agência e tentou me acalmar, disse que confiava em Heidi (no dia anterior Nadine tinha brigado com ela porque ela não tava sendo muito responsável e a outra morreu de se desculpar e disse que estava fazendo o possível pra que tudo desse certo), disse que Heidi realmente não tinha agido como deveria, que ela devia ter sido mais responsável, mas que ela confiava que a criatura tava fazendo tudo da forma certa, porque ela tinha pesquisado muito sobre os procedimentos porque era a 1ª vez que ela trabalhava com o Brasil. Ela me perguntou se eu ainda queria ir, eu disse que sim e ela me pediu que confiasse em Heidi e fizesse tudo da forma que ela disse pra fazer. Repassei junto com ela todas as dúvidas que eu tinha sobre o preenchimento dos formulários e terminei de preencher tudo.
Aí veio o milésimo problema, fui scanear as porcarias das folhas e o scanner estava comendo o final das folhas e a qualidade não estava ficando legal e isso já era quinta á noite, a mesma quinta que eu iria viajar de madrugada pra Foz do Iguaçu e só voltava segunda-feira!! Como eram documentos oficiais eu não podia enviar um troço nojento e ilegível, então decidi mandar pelo correio, assim que chegasse em Foz. Enviei os papéis (mais oitenta e poucos reais) e agora estou esperando o email de Heidi dizendo que recebeu tudo e rezando com toda minha fé pra que esteja tudo correto e ela dê entrada nesse danado desse pedido de visto logo!! Espero ainda mais, que eu não precise mandar esses papéis pro Consulado no Rio, nem muito menos esperar mais 90 dias. Hoje em dia, quando penso na tal desgraçada do Consulado e o que ela me disse, acho que ela estava com tanta 'pressa' e falta de atenção que acho que ela confundiu meu visto de au-pair com um visto tradicional, de curta permanência, que aí sim eu só precisaria do Visto Schengen. Enfim, saberei quem estava certa, Heidi ou ela, quando o visto sair. E por enquanto, rezemos!!! Não aguento mais esperar isso se definir, gente... =/
PS. Ontem foi aniversário de Dana!! Alles Gute zum Geburtstag, Dana!!!! =DDDD
Monday, 11 May 2009
Novela mexicana pra tirar o visto!
Gente, tenho algumas novidades pra vocês! Há uns dias, entrei aqui no blog e vi alguns comentários no post passado, daí resolvi escrever um novo post esclarecendo o que eu tinha escrito anteriormente. À medida que ia escrevendo sobre o que estava acontecendo fui ficando frustrada com todas as dúvidas e questionamentos que eu ainda tinha sobre o visto, e assim, resolvi fazer uma pesquisa na internet que me esclarecesse algumas questões. Na verdade, quem tinha a obrigação de estar pesquisando sobre tudo para poder esclarecer qualquer dúvida existente era a tal moça da agência suíça, responsável pela oficialização do processo de au-pair, porém a dona fulana lá não estava desempenhando o seu trabalho de uma forma muito adequada (e eu que achava que não existia incompetência em países de 1º mundo) e eu já estava mais do que impaciente para ter uma posição mais concreta do que estava sendo feito, então terminei fazendo o trabalho dela e encontrei todos os esclarecimentos que ainda eram necessários para entrar com o pedido de visto.
UM BREVE RELATO DO ACONTECIDO
Essas últimas semanas foram cheias de informações confusas e incertas, então esperei até ter um posicionamento mais concreto pra contar a vocês tudo de uma vez. Algumas semanas atrás, a família sugeriu que eu ficasse mais de um ano na Suíça, porém só seria um ou dois meses a mais, no máximo. Meu período como au-pair terminava nas férias e eles acharam que seria legal pra mim ficar mais um tempo à passeio, podendo viajar pela Europa, tendo a casa deles como "apoio". Isso tudo surgiu por conta da possibilidade de eu ir com o visto de turista, já que apareceu uma informação por parte da moça da agência, que talvez eu não pudesse entrar em outros países da Europa porque meu visto era de au-pair e eu não era cidadã de nenhum país da União Européia. Se essa informação se confirmasse, a saída sugerida por ela, era que eu fosse com o visto de turista, já que com ele eu teria um periodo de 3 meses em que poderia entrar em outros países da U.E. sem problemas, podendo ir para a Itália em julho e para a Alemanha em agosto com a família, já que ambas as viagens já estão confirmadas. Depois desse período eu deveria entrar com o pedido de visto de au-pair (teria que pedir de algum país vizinho, já que não pode ser pedido diretamente da Suíça). Se isso fosse feito dessa forma eu poderia ficar legalmente por até 1 ano e 3 meses lá (1 ano como au pair e 3 meses como turista). Porém, como eu e meus pais temos planos de fazer uma viagenzinha pela Europa no fim de junho ou começo de julho de 2010 e já em agosto começa minha faculdade novamente, essa idéia de passar mais de um ano na Suíça já está descartada.
E FINALMENTE, AS NOVIDADES!
Pesquisei muito em vários sites, é incrível como são escassas as informações sobre au-pairs na Suíça, acho que vou ser uma das poucas naquelas terras geladas. Agradeço MUITÍSSIMO a Maíra que me iluminou o caminho com a informação sobre o visto Schengen, foi a partir dele que descobri que quando você tem um visto de longa permanência (visto de trabalho ou de estudante) em qualquer dos países Schengen, você automaticamente tem a possibilidade de entrar em qualquer país dessa área por um período de 90 dias. O que resolveu todos os meus problemas, já que agora não preciso mais me preocupar se vou poder entrar ou não na Alemanha e na Itália, e se após esses 90 dias eu quiser ir para outro país, é só entrar com o pedido de visto Schengen novamente.
Mandei e-mails pra família e pra moça da agência contando todas as minhas descobertas e no outro dia as duas entraram em contato com a embaixada italiana em Bern e confirmaram as informações. Nadine me disse que também estava muito chateada com o desempenho da tal moça e que sempre comentava com Thomas que estava com muito medo que eu terminasse cansando de esperar e desistindo de ir! Mas, graças a Deus deu tudo certo, a moça entrou com o pedido de visto, que deverá demorar de 3 à 5 semanas pra sair, depois disso vou ter que ir buscá-lo provavelmente no Consulado Geral no Rio (vai ser muito sacrifício pra mim passar alguns dias de férias na cidade maravilhosa), aí é só comprar a passagem, arrumar as malas e ir pra minha festinha de despedida. haha!
Ps. Ufa, enfim acabou!! Desculpa pelo post enorme, mas não tinha como ser diferente, eram muitas informações! Obrigada pra quem teve coragem de ler tudo, amo vocês!
UM BREVE RELATO DO ACONTECIDO
Essas últimas semanas foram cheias de informações confusas e incertas, então esperei até ter um posicionamento mais concreto pra contar a vocês tudo de uma vez. Algumas semanas atrás, a família sugeriu que eu ficasse mais de um ano na Suíça, porém só seria um ou dois meses a mais, no máximo. Meu período como au-pair terminava nas férias e eles acharam que seria legal pra mim ficar mais um tempo à passeio, podendo viajar pela Europa, tendo a casa deles como "apoio". Isso tudo surgiu por conta da possibilidade de eu ir com o visto de turista, já que apareceu uma informação por parte da moça da agência, que talvez eu não pudesse entrar em outros países da Europa porque meu visto era de au-pair e eu não era cidadã de nenhum país da União Européia. Se essa informação se confirmasse, a saída sugerida por ela, era que eu fosse com o visto de turista, já que com ele eu teria um periodo de 3 meses em que poderia entrar em outros países da U.E. sem problemas, podendo ir para a Itália em julho e para a Alemanha em agosto com a família, já que ambas as viagens já estão confirmadas. Depois desse período eu deveria entrar com o pedido de visto de au-pair (teria que pedir de algum país vizinho, já que não pode ser pedido diretamente da Suíça). Se isso fosse feito dessa forma eu poderia ficar legalmente por até 1 ano e 3 meses lá (1 ano como au pair e 3 meses como turista). Porém, como eu e meus pais temos planos de fazer uma viagenzinha pela Europa no fim de junho ou começo de julho de 2010 e já em agosto começa minha faculdade novamente, essa idéia de passar mais de um ano na Suíça já está descartada.
E FINALMENTE, AS NOVIDADES!
Pesquisei muito em vários sites, é incrível como são escassas as informações sobre au-pairs na Suíça, acho que vou ser uma das poucas naquelas terras geladas. Agradeço MUITÍSSIMO a Maíra que me iluminou o caminho com a informação sobre o visto Schengen, foi a partir dele que descobri que quando você tem um visto de longa permanência (visto de trabalho ou de estudante) em qualquer dos países Schengen, você automaticamente tem a possibilidade de entrar em qualquer país dessa área por um período de 90 dias. O que resolveu todos os meus problemas, já que agora não preciso mais me preocupar se vou poder entrar ou não na Alemanha e na Itália, e se após esses 90 dias eu quiser ir para outro país, é só entrar com o pedido de visto Schengen novamente.
Mandei e-mails pra família e pra moça da agência contando todas as minhas descobertas e no outro dia as duas entraram em contato com a embaixada italiana em Bern e confirmaram as informações. Nadine me disse que também estava muito chateada com o desempenho da tal moça e que sempre comentava com Thomas que estava com muito medo que eu terminasse cansando de esperar e desistindo de ir! Mas, graças a Deus deu tudo certo, a moça entrou com o pedido de visto, que deverá demorar de 3 à 5 semanas pra sair, depois disso vou ter que ir buscá-lo provavelmente no Consulado Geral no Rio (vai ser muito sacrifício pra mim passar alguns dias de férias na cidade maravilhosa), aí é só comprar a passagem, arrumar as malas e ir pra minha festinha de despedida. haha!
Ps. Ufa, enfim acabou!! Desculpa pelo post enorme, mas não tinha como ser diferente, eram muitas informações! Obrigada pra quem teve coragem de ler tudo, amo vocês!
Subscribe to:
Posts (Atom)