Monday 11 May 2009

Novela mexicana pra tirar o visto!

Gente, tenho algumas novidades pra vocês! Há uns dias, entrei aqui no blog e vi alguns comentários no post passado, daí resolvi escrever um novo post esclarecendo o que eu tinha escrito anteriormente. À medida que ia escrevendo sobre o que estava acontecendo fui ficando frustrada com todas as dúvidas e questionamentos que eu ainda tinha sobre o visto, e assim, resolvi fazer uma pesquisa na internet que me esclarecesse algumas questões. Na verdade, quem tinha a obrigação de estar pesquisando sobre tudo para poder esclarecer qualquer dúvida existente era a tal moça da agência suíça, responsável pela oficialização do processo de au-pair, porém a dona fulana lá não estava desempenhando o seu trabalho de uma forma muito adequada (e eu que achava que não existia incompetência em países de 1º mundo) e eu já estava mais do que impaciente para ter uma posição mais concreta do que estava sendo feito, então terminei fazendo o trabalho dela e encontrei todos os esclarecimentos que ainda eram necessários para entrar com o pedido de visto.

UM BREVE RELATO DO ACONTECIDO

Essas últimas semanas foram cheias de informações confusas e incertas, então esperei até ter um posicionamento mais concreto pra contar a vocês tudo de uma vez. Algumas semanas atrás, a família sugeriu que eu ficasse mais de um ano na Suíça, porém só seria um ou dois meses a mais, no máximo. Meu período como au-pair terminava nas férias e eles acharam que seria legal pra mim ficar mais um tempo à passeio, podendo viajar pela Europa, tendo a casa deles como "apoio". Isso tudo surgiu por conta da possibilidade de eu ir com o visto de turista, já que apareceu uma informação por parte da moça da agência, que talvez eu não pudesse entrar em outros países da Europa porque meu visto era de au-pair e eu não era cidadã de nenhum país da União Européia. Se essa informação se confirmasse, a saída sugerida por ela, era que eu fosse com o visto de turista, já que com ele eu teria um periodo de 3 meses em que poderia entrar em outros países da U.E. sem problemas, podendo ir para a Itália em julho e para a Alemanha em agosto com a família, já que ambas as viagens já estão confirmadas. Depois desse período eu deveria entrar com o pedido de visto de au-pair (teria que pedir de algum país vizinho, já que não pode ser pedido diretamente da Suíça). Se isso fosse feito dessa forma eu poderia ficar legalmente por até 1 ano e 3 meses lá (1 ano como au pair e 3 meses como turista). Porém, como eu e meus pais temos planos de fazer uma viagenzinha pela Europa no fim de junho ou começo de julho de 2010 e já em agosto começa minha faculdade novamente, essa idéia de passar mais de um ano na Suíça já está descartada.

E FINALMENTE, AS NOVIDADES!

Pesquisei muito em vários sites, é incrível como são escassas as informações sobre au-pairs na Suíça, acho que vou ser uma das poucas naquelas terras geladas. Agradeço MUITÍSSIMO a Maíra que me iluminou o caminho com a informação sobre o visto Schengen, foi a partir dele que descobri que quando você tem um visto de longa permanência (visto de trabalho ou de estudante) em qualquer dos países Schengen, você automaticamente tem a possibilidade de entrar em qualquer país dessa área por um período de 90 dias. O que resolveu todos os meus problemas, já que agora não preciso mais me preocupar se vou poder entrar ou não na Alemanha e na Itália, e se após esses 90 dias eu quiser ir para outro país, é só entrar com o pedido de visto Schengen novamente.
Mandei e-mails pra família e pra moça da agência contando todas as minhas descobertas e no outro dia as duas entraram em contato com a embaixada italiana em Bern e confirmaram as informações. Nadine me disse que também estava muito chateada com o desempenho da tal moça e que sempre comentava com Thomas que estava com muito medo que eu terminasse cansando de esperar e desistindo de ir! Mas, graças a Deus deu tudo certo, a moça entrou com o pedido de visto, que deverá demorar de 3 à 5 semanas pra sair, depois disso vou ter que ir buscá-lo provavelmente no Consulado Geral no Rio (vai ser muito sacrifício pra mim passar alguns dias de férias na cidade maravilhosa), aí é só comprar a passagem, arrumar as malas e ir pra minha festinha de despedida. haha!

Ps. Ufa, enfim acabou!! Desculpa pelo post enorme, mas não tinha como ser diferente, eram muitas informações! Obrigada pra quem teve coragem de ler tudo, amo vocês!

7 comments:

  1. Aff, tantas coisas complicadas que a gente nem imagina... :/
    Que bom que deu tudo certo! Já to com saudade! :~~~~~~~

    Aninha

    ReplyDelete
  2. Estou feliz que vc tenha decidido n ficar mais de um ano por la. Se os seus pais vierem te visitar eles estao convidades para dormir aqui na sala do meu ap hehehe (eh q o ap so tem um quarto hehe).
    O q eu ainda n entendi direito eh qual tipo d visto q vc vai tirar. De aupair ou d turista? Pq visto de turista vc pode tirar por 3 meses e depois disso vc tem q passar um periodo d 3 meses fora da Europa p poder pedir um novo visto. Qdo vc for tirar o visto d aupair, vc pode escolher a opcao "multiple entries" e dai pode viajar pelos paises Schengen.
    E eh serio q vc tem q ir la pro Rio p pegar o visto (n q seja terrivel hehe)? Eu mandei o meu passaporte pelo correio p Brasilia e o recebi d volta carimbado.
    Dica: se seus pais quiserem vir para a Europa no verao, o melhor eh ja ir reservando os hoteis pq cidades como Paris ficam super lotadas nas ferias! Tem um hotel q eh super barato, acho q 30euros por quarto p 3 pessoas; se chama Formula 1. Eu ainda n fui la mas acho q vou reservar quartos nele qdo meus pais vierem p ca proximo ano.
    Bom, boa sorte com o seu visto e mantenha-nos informados! Bjus!

    ReplyDelete
  3. Brigada Maíra! Vou dizer pra eles, haha! Eles não sei, mas eu vou te visitar com certeza! Então, eu tou tirando o visto de au-pair mesmo, aquela hist do visto de turista foi loucura da mulher da agência! Acabei de mandar um email pra mesma, lembrando dessa questão do "multiple entries", espero que ela tenha colocado isso... ela as vezes é tão meia-boca. =/ E sobre ter que ir no Rio, foi a informação que recebi, tem que ir lá buscar pessoalmente, não sei se é verdade mas to pesquisando aqui pra saber. Tem necessidade de já reservar hotel pra julho de 2010?? tá danado, mais de um ano antes? Vou falar com eles sobre isso, e esse hotel Formule 1 eu conheço, fiquei nele em sp, é da mesma categoria do Ibis, bem econômico e apertado! Mas vale a pena! E mais uma vez, brigada por tudo Maíra!

    ReplyDelete
  4. aaff!! tudo isso por um visto... só complicam nossa vida... mas já tá resolvido, que bom. noção da data da choradeira?? ainda acho que tu vai perder meu casamento ;((( perdi uma madrinha ;~~~

    ReplyDelete
  5. caralho, pri! que coisa maravilhosa! nem sabia que tu tinha um blog! e, quando vejo, tu vai ser au pair! hahaha meu irmão, sério, tou muuuito empolgada por você, porque a europa é mesmo um escândalo (e olhe que eu soh conheci um pais hahaha). até quando é ruim, é bom! que massa, velho, e que bom que você arrumou uma familia legal, espero que dê tudo certo MESMO.

    oa, o que eu posso oferecer... sei que um bom motivo pra visitar a frança é mesmo paris, mas se você quiser/precisar vir a lyon, jah sabe, aqui você tem lugar garantido, a galera da casa tah sempre recebendo amigos e gente do couchsurfing. é muito tranquilo!

    agora vou estar sempre por aqui vendo teus passos, post sempre! pra qualquer coisa, jah sabe ;)

    beijo grande! uuuh ruh! =*

    ReplyDelete
  6. Geeeeente adorei seu post! Realmente não tem muita informação pras pobres aupairs na Suíça..estou fechando com uma família pra fevereiro de 2012, vc acha que dá tempo? Precisa falar alemão pra conseguir o visto?? Deu tudo certo sua viagem(to um pouco atrasada, eu sei, mas é o desespero por informações..) ^^

    ReplyDelete
  7. amoooor, me ajuda? eu quero ir pra suiça, mas nao tenho a minima noção de como faço pra ir pra la!! me helpa por favor??? obrigada (mrjbvk@hotmail.com manda um email por favor)

    ReplyDelete